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terça-feira, 17 de agosto de 2010

M.A.C. VIVA GLAM GAGA E CYNDI

M.A.C. VIVA GLAM GAGA E CYNDI

Ao contrário de outras grandes corporações, a marca de maquiagens canadense M.A.C. (Make-Up Art Cosmetics) não faz anúncios de seus produtos. O sucesso é resultado da informação boca a boca e da credibilidade adquirida junto aos maquiadores profissionais. Porém, a marca realiza ações simpáticas aos olhos dos consumidores e principalmente dos ativistas que lutam por questões sociais e de proteção ao meio-ambiente. Uma delas aconteceu em 1994, quando foi criado o Fundo MAC para Aids, que distribui recursos às populações afetadas pelo vírus HIV no mundo todo. No mesmo ano, com o objetivo de ampliar a arrecadação, foi lançado o batom Viva Glam. Todo o dinheiro obtido com as vendas do produto é revertido para o Fundo, totalizando US$ 135 milhões desde sua criação. Engajada também em questões ambientais desenvolveu o programa “Back to M.A.C.”, para cada seis embalagens plásticas devolvidas à loja, é dado em troca um batom para a cliente. Todas as embalagens arrecadadas são doadas para empresas de reciclagem.

Em março de 2010, para reforçar e conscientizar as mulheres para o sexo seguro, a M.A.C. convocou Lady Gaga e Cyndi Lauper para a campanha da edição limitada de primavera do batom Viva Glam, intitulada “From Our Lips”, que levou seus respectivos nomes, com duas cores que são tendência na moda. A ideia foi juntar dois ícones da música pop por uma única causa; Cyndi simbolizaria a década de 80, época em que a Aids teve o seu surgimento, atingindo uma imensa quantidade de pessoas por causa da desinformação, e Gaga, que remete à nova geração, com jovens inseridos cada vez mais cedo na vida adulta. Apesar de as duas cantoras serem ídolos do público gay, o alvo da campanha foi, precisamente, as mulheres, que em todas as idades, são vítimas da doença, através do sexo desprotegido. Ambas cederam suas imagens para ajudar a espalhar a mensagem através do poder de um batom. Cyndi espera apoiar as mulheres que contraíram o vírus através do estupro, e Gaga prega a seleção sobre quem você ama.


Aqueles que comprarem um Viva Glam Cyndi ou batom Viva Glam Gaga, disponível a partir de 15 de março, estarão ajudando mulheres e meninas que vivem com ou afetadas pelo HIV, cada centavo será doado ao Fundo M.A.C. para Aids.


Já apoiaram a causa, celebridades como Dita Von Teese, RuPaul, Lisa Marie Presley, Eve, Christina Aguilera, Pamela Anderson e Fergie.


É interessante constatar a influência das personagens em diferentes públicos, de gerações distintas, mas que estabelecem uma identidade com a proposta e com a causa defendida pela campanha. A estratégia da M.A.C. conseguiu estabelecer a unidade na mensagem apresentada. As consumidoras se sentem socialmente comprometidas com o propósito da campanha. A empresa já comprovou sucesso de vendas e a funcionalidade do projeto. De acordo com o presidente do grupo Estée Lauder John Demsey, o lançamento da coleção M.A.C. Viva Glam Cyndi e M.A.C. Viva Glam Gaga superou todas as outras linhas dos últimos 16 anos. Não só as mulheres, mas também os homens, fãs em geral das cantoras, são tidos como consumidores em potencial. No dia do lançamento dos batons, foi gerado mais de 20 milhões de visualizações do batom, na mídia tradicional.


Planejamento de Maquiagem para Lady Gaga pela M.A.C.


Planejamento de Maquiagem para Cyndi Lauper pela M.A.C.

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