Páginas

quarta-feira, 29 de abril de 2009

A MAQUIAGEM QUE LEVA AO OSCAR

A MAQUIAGEM QUE LEVA AO OSCAR
.
É praticamente duro o páreo em que se encontram os responsáveis pela premiação mais respeitável do Cinema. Este ano, três grandes produções foram indicadas ao prêmio de Melhor Maquiagem no Oscar: "Hellboy II – O Exército Dourado", "Batman – O Cavaleiro das Trevas" e "O Curioso Caso de Benjamin Button". Para o público que passa em média uma hora e meia em frente às telas do mundo todo, fica quase impossível revelar quão minucioso é o processo de caracterização de cada personagem. Um trabalho de poderosa atenção e de intenso estudo, valendo ressaltar.

Quem assistiu Hellboy ficou encantado com os efeitos presentes nos personagens. A riqueza de detalhes foi tanta que as críticas baseadas na fidelidade à história real garantiram ao filme alcançar a excelência quanto às bilheterias. As horas gastas na composição das maquiagens revelaram um padrão de qualidade tão rígido que só contribuiram para dar mais confiança aos atores em seus devidos papéis. Nunca eles se sentiram tão à vontade com um trabalho tão demorado. Isso ficou bem visível nos resultados.

Em Batman, a maquiagem do Coringa era formada por três pedaços de silicone, que levaram uma hora para serem aplicados. O estilo realista com que é dirigido o filme é a influência sobre a nova encarnação do vilão. Seu sorriso com cicatrizes nos cantos da boca, cobertas por um batom borrado, uma
mal passada maquiagem no rosto e os cabelos verdes desarrumados ressaltaram o aspecto escuro e sujo do criminoso mais temido de Gotham. Nesta produção, a equipe de caracterização também merece a atenção especial quanto à maquiagem do ator Aaron Eckhart, depois que ele interpreta "Two Face". Sensacional, uma réplica perfeita de um rosto humano, destruído pelo fogo, compõe o personagem. No fim, a totalidade acaba sendo convincente demais, o que serve de lição para muita gente, mostrando que a maquiagem ainda tem muito a ensinar aos viciados em efeitos especiais.

Quem diria, Brad Pitt envelheceu no cinema. A ousadia dos criadores de O Curioso Caso de Benjamin Button mostraram a grandeza e a importância de se encarar com afinco a criação de um personagem. Diariamente cinco horas eram necessárias para concluir a maquiagem que iria compor Button. Orçado em US$ 150 milhões, o filme apresenta maquiagem e efeitos impressionantes. Brad Pitt teve de se empenhar bastante para atuar nele, interpretando o protagonista do começo ao fim de sua vida. Este foi o desafio lançado à equipe do longa, que criou próteses com o intuito de realçar o envelhecimento e também o rejuvenescimento do personagem ao longo da história. Além disso, o diretor optou por utilizar dublês de corpo para o ator, que permanecia responsável pelas expressões e falas de Benjamin.

Resta agora aguardar o dia em que essa disputa encontrará o final. Seria justo premiar o trabalho impecável presente em cada um dos filmes. Mas a tradição recomenda a escolha de um só. Dúvida cruel. Ninguém gostaria de se encontrar agora na pele de um dos jurados.

Nenhum comentário: