
HOMENS: SAÚDE DA SUA PELE
Alguns cuidados diários que contribuem para a saúde da pele masculina.
Limpeza
A pele elimina permanentemente sebo e gorduras, além do suor, formando uma película de proteção. Esta emulsão é fundamental para a lubrificação, proteção da pele. A glândula sebácea é uma estrutura localizada na derme que tem como função a produção de sebo, qual desemboca na superfície cutânea. Quando as mesmas produzem mais sebo do que e necessário, a pele se torna oleosa ou seborréica.
Para manter a pele com aparência saudável, é necessária a limpeza diária para remover as células mortas, gordura e impurezas.
Usar apenas água não é o suficiente, é necessário desengordurá-la com um sabonete específico para o rosto, elaborado com substâncias que não irritem nem ressequem a pele. A pele deve ser limpa duas vezes ao dia, pela manhã e a noite. A limpeza também é importante para a melhor penetração do filtro solar e tratamento antienvelhecimento.
Homens com a pele oleosa devem usar produtos que regulem a produção sebácea. Podem ser utilizados:
Géis, leites ou loções de limpeza sem óleo.
Produtos com excesso de álcool devem ser evitados, pois acabam aumentando a oleosidade da pele (e a chamado "efeito rebate").
Já os homens com pele normal ou seca devem preferir leites ou loções de limpeza, que ajudam a manter a aparência saudável da pele sem ressecá-la.
Hidratação
A falta de água (ressecamento) e a diminuição da elasticidade da cútis ocorrem quando a perda de água da camada mais superficial da pele (chamada córnea). Além disso, com o processo de envelhecimento, o teor de água da pele vai diminuindo. Por isso e comum ver idosos com a pele ressecada. O fumo e outros poluentes também ocasionam maior perda de água. Uma pele seca e desidratada fica opaca, áspera, sem elasticidade e com tendência a descamação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário