Páginas

segunda-feira, 16 de junho de 2008

QUANDO O ASSUNTO É TATUAGEM


QUANDO O ASSUNTO É TATUAGEM

Tá pensando em fazer aquela tão sonhada tattoo?

Lembre-se que muitos fatores devem ser levados em conta quando o assunto é tatuagem. Ela não vai sair dali pra nada, nem uma simples borrachinha vai fazer você substituir um possível arrependimento.

Todo mundo sabe que a pele deve apresentar uma boa aparência nas horas de entrevistas de emprego, por exemplo, ou nas situações que envolvam tradicionalidade, elegância e conservadorismo.

Ciente de que a tatuagem não vai mudar o caráter de ninguém, eis algumas dicas para o cuidado no dia-a-dia desta pintura no próprio corpo:

Se vai mesmo fazer a tattoo, não esqueça de cuidar de sua pele, hidratá-la e limpá-la bem, todos os dias, para prepará-la para a agressão que está por vir;

A tatuagem é uma microcirurgia; portanto, leve a sério a escolha do profissional envolvido, também vale conferir se sua certificação é válida e se possui materiais aprovados pelos órgãos de saúde e se são descartáveis.

Se já tem uma tattoo e vai tomar sol, é fundamental o uso do bloqueador solar em cima dela. A forte pigmentação tem comportamentos diferentes durante a exposição solar. Este cuidado é imprescindível.

Tá querendo esconder a tattoo naquela situação mais séria? Nada de cobri-la com alguma atadura ou curativo da cor da pele. Basta seguir três passos e, num passe de mágica, ela fica escondida por algum tempo:

- Limpar bem a região, qualquer vestígio poderá ser embaraçoso.

- Aplique uma fina camada de base. Isto vai fazer a sua pele se comportar melhor com os produtos que ainda estão por vir. E espalhe bem.

- Ao aguardar dez minutos, aplique novamente uma camada de base, sem esquecer de avaliar se é o tom mais aproximado de sua pele. Espere mais um pouco antes de seguir para o próximo passo.

- Aplique, agora, alguns pontos de corretivo em cima da tattoo. E com leves batidinhas com a ponta do indicador, confira se o resultado está sendo satisfatório. Novas aplicações serão necessárias em alguns casos.

- Agora é a vez de aplicar uma camada generosa de pó. Com a ajuda de um pincel, vá aplicando por cima e em volta da tatuagem várias camadas de pó. Não é necessário o exagero, apenas certifique-se de que está discreto.

- Pronto! A sua tatuagem está "guardada". O importante agora é não ficar o tempo todo olhando para a região. Agir com sutileza e normalidade serão peças-chave neste jogo.

Um comentário:

F. G. DESTRO disse...

...Bom dia,
eu tatuo desde 1989 e, desculpe-me, mas não existe nenhum certificado relacionado à tatuadores no Brasil, esses "certificados vistos em estudios por ai não passam de papéis escritos, afinal a profissão tatuador não existe na nossa legislação. Só temos o reconhecimento de nossa atividade quando fazemos o DBE da Receita Federal com o CNAE de tatuador....apenas para arrecadação de impostos.
Quanto à biosegurança e materiais descartáveis é sempre, em qualquer situação de risco de contaminação cruzada, aconsselhável obter informações sobre a biosegurança com o profissional. Mas vejam que não são técnicos no assunto e pouco poderão entender dos procedimentos. Digo isso não só relacionado à tatuagem artística, mas também e principalmente (pelo volume de fluidos corporais)nos consultórios odontológicos, clínicas, hospitais...
No que se refere ao trabalho em sí, preste atenção nas tattoos realizadas pelo artísta para depois fechar com ele....certificados e demais "papeladas" não comprovam a perícia do profissional.....